Perguntas Frequentes

 

1 – O que são Dados Abertos?

São dados públicos representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na rede mundial de computadores e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento.

 

2 – Como utilizo o Portal de Dados Abertos do Banco Central (https://dadosabertos.bcb.gov.br)?

A página do Portal de Dados Abertos do Banco Central pode ser acessada pelo link: https://dadosabertos.bcb.gov.br. Na página inicial você encontrará uma caixa de busca para pesquisar pelo conjunto de dados desejado, além de duas colunas contendo os conjuntos de dados atualizados recentemente e os conjuntos de dados mais populares. Cada conjunto de dados é exibido com o seu nome, um extrato de sua descrição e os formatos de dados disponibilizados. Ao realizar uma pesquisa, você poderá aplicar os seguintes filtros disponíveis no lado esquerdo da tela: Organização, Grupo, Etiqueta, Formato e Licença.

 

3 – Quem realiza a gestão do Portal de Dados Abertos do Banco Central?

A gestão do Portal de Dados Abertos do Banco Central é realizada pelo próprio Banco Central do Brasil.

 

4 – O que são Dados Abertos do Sistema Financeiro Nacional (SFN)?

São informações de interesse público, não sujeitas a hipóteses de sigilo, disponibilizadas em formato aberto pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC, com o objetivo de promover a competitividade, transparência e inovação no setor financeiro.

No Portal de Dados Abertos do Banco Central é possível acessar os conjuntos de dados do SFN utilizando-se como filtro a etiqueta “Dados Abertos SFN”.

O sítio “Dados Abertos do Sistema Financeiro Nacional” concentra os normativos associados e as especificações que devem ser seguidas pelas instituições para a divulgação de dados em formato aberto.

 

5 – O que são metadados?

Metadados são dados que fornecem informação sobre outros dados, auxiliando na descrição, identificação, gerenciamento, localização, compreensão e preservação de determinadas informações. Assim, cada conjunto de dados possui metadados que descrevem sua forma e os tipos de dados nele contidos.

 

6 – Qual a diferença entre a página do BC na internet (bcb.gov.br) e o Portal de Dados Abertos (dadosabertos.bcb.gov.br)?

A página do BC na internet (bcb.gov.br) e o Portal de Dados Abertos do BC (dadosabertos.bcb.gov.br), embora possam conter informações similares, possuem propósitos distintos. O primeiro foi desenvolvido e é organizado para ser acessado, visto e compreendido pelos cidadãos, usuários comuns, que buscam informações em interface amigável e interativa, permitindo muitas vezes a geração de gráficos e tabelas no próprio site. Já o segundo, é criado para ser acessado por máquinas e programas (softwares), contém dados em sua forma bruta, sem formatações visuais, e são organizados dessa forma para facilitar o processamento por computadores. Para acessar os dados do Portal de Dados Abertos pode ser necessária a utilização de programas para manipulação dos dados.

 

7 – Qual a diferença deste portal para os portais de transparência?

Este portal contém apenas a catalogação dos dados abertos divulgados pelo Banco Central do Brasil e dos Dados Abertos do Sistema Financeiro Nacional.

 

8 – O que são conjuntos de dados e recursos?

Os dados abertos são catalogados no portal na forma de conjuntos de dados, de modo que cada conjunto é composto por um ou mais recursos, que compreendem as fontes de dados. Os conjuntos de dados agrupam recursos oriundos da mesma base de dados ou que possuam metadados em comum, facilitando a busca e o entendimento de seu conteúdo.

 

9 – O Portal de Dados Abertos do Banco Central tem algum dado sigiloso?

Não. Os dados pessoais ou sujeitos a restrições de sigilo previstas em lei, bem como os classificados ao amparo da Lei de Acesso à Informação (LAI), são previamente identificados pelos seus responsáveis e não podem ser disponibilizadas ao público. Por definição não são dados abertos.

 

10 – Quem é o responsável pelos dados publicados no portal?

Cada conjunto de dados publicado no portal possui uma unidade do Banco Central como responsável, que pode ser encontrada nos metadados do conjunto.

 

11 – O Portal de Dados Abertos do Banco Central hospeda dados?

O Portal de Dados Abertos do Banco Central é um catálogo de dados abertos, e a partir dele é possível encontrar os locais onde os dados podem ser acessados.

Tanto os dados quanto os metadados são hospedados pelo Banco Central do Brasil.

Porém, os Dados Abertos do Sistema Financeiro Nacional são hospedados pelas entidades responsáveis, cabendo ao BCB a hospedagem apenas dos metadados.

 

12 – Os dados que procuro não estão no portal. O que posso fazer?

O BCB tem envidado esforços para disponibilizar todos os conjuntos de dados de interesse público em formato aberto em seu portal. No entanto, algumas informações podem estar disponíveis, nesse momento, apenas em formatos tradicionais, não abertos, na página do BCB na internet (https://bcb.gov.br). Lá você poderá encontrar informações com explicações adicionais e em interface amigável e interativa.

Caso não tenha encontrado algum conjunto de dados de seu interesse no Portal de Dados Abertos do Banco Central, é possível solicitar a abertura desse conjunto ao BCB. Para isso, basta registrar sua solicitação por meio da plataforma Fala.BR, no link https://falabr.cgu.gov.br (opção “acesso à informação”). Conforme previsto no art. 6º do Decreto 8.777/2016, as solicitações de abertura de bases de dados seguirão os prazos e os procedimentos estabelecidos para o processamento de pedidos ao amparo da LAI.

 

13 – Como reportar um problema em um conjunto de dados?

Para registrar uma reclamação sobre um conjunto de dados do portal basta utilizar a ferramenta de feedback disponível na própria página do conjunto, no canto superior direito da tela. Ao negativar um conjunto de dados (polegar apontando para baixo), surgirá uma janela com 4 opções de motivos e um campo livre para descrição do problema. Sua manifestação será automaticamente registrada na plataforma de demandas de ouvidoria do governo, Fala.BR, e será encaminhada à área técnica responsável pelo conjunto de dados. Não se esqueça de se identificar para receber a resposta.

Se preferir, você pode acessar diretamente a plataforma Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/), criar seu login e registrar uma manifestação do tipo "reclamação" endereçada ao BCB, mencionando o conjunto de dados que apresentou problema.

 

14 – Como reportar um problema no sítio do portal?

Para reportar um problema no portal basta encaminhar uma demanda do tipo “reclamação” para o Banco Central por meio da plataforma Fala.BR (Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação), que pode ser acessada pelo link  https://falabr.cgu.gov.br/. Selecione o “BACEN - Banco Central do Brasil” como órgão destinatário e não se esqueça de se identificar para receber a resposta da área técnica do BCB.