Sobre o Portal

 

O Portal

O Portal Brasileiro de Dados Abertos do Banco Central é o meio utilizado pelo BC para disponibilizar dados e informações públicas. Ele foi criado para auxiliar os usuários a localizar os conjuntos de dados de seu interesse, entender a estrutura desses dados e encontrar o caminho para acessá-los. Uma vez localizado o dado e entendida a sua estrutura, o usuário poderá utilizar alguma ferramenta de análise ou algum software de programação para acessar os dados propriamente ditos. O Portal contém dados em sua forma bruta, sem formatações visuais, para facilitar o processamento por computadores.

 

Dados Disponíveis

São dados armazenados em bases de dados mantidas pelo Banco Central do Brasil, desde que sobre elas não recaia hipótese de restrição de acesso.

Também estão disponíveis os Dados do Sistema Financeiro Nacional, constituídos por informações de interesse público não sujeitas a hipóteses de sigilo, disponibilizadas em formato aberto pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC, com o objetivo de promover a competitividade, transparência e inovação no setor financeiro.

 

Motivação

Ampliar e aprimorar a transparência ativa por meio da abertura de dados públicos, com eficiência e qualidade, de forma a contribuir para reforçar a credibilidade e o cumprimento da missão institucional do BC, bem como fomentar o controle social, o aperfeiçoamento da integridade e da governança pública, a redução de custos, e a participação social.

Por meio da disponibilização de dados que estão em sua posse e dados do Sistema Financeiro Nacional, o Banco Central do Brasil participa da Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal.