Importação de bens - Balanço de Pagamentos

Este conjunto de dados está associado ao tema Balanço de Pagamentos - BP6, que possui uma hierarquia de assuntos com vários conjuntos associados.

Um extrato dessa hierarquia está apresentado abaixo. Este conjunto de dados está localizado no último nível desse extrato:

   - Estatísticas do setor externo

      - Balanço de Pagamentos - BPM6

         - Transações correntes

            - Balança comercial (bens) e Serviços

               - Balança comercial (bens) - Balanço de Pagamentos

Conceito: A balança Comercial (bens) contabiliza as transações de itens que são resultado de atividades produtivas, tangíveis, e sobre os quais direitos de propriedade podem ser estabelecidos e transferidos através de transações. A balança comercial (bens) é dividida em exportações e importações. As exportações registram a venda de bens de residentes a não residentes, enquanto as importações registram a compra de bens por residentes de não residentes. A rubrica é fundada nas estatísticas de comércio exterior compiladas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), com base nos registros alfandegários do Siscomex, que são ajustadas pelo Banco Central com o intuito de ampliação da cobertura. Por conta disso, às importações publicadas pelo MDIC são incorporadas as compras de energia elétrica sem registro no Siscomex. Adicionalmente, exportações e importações são ajustadas pela inclusão das operações fictas, nas quais o produto é transacionado com um não residente, mas não atravessa a fronteira do país em que se encontra; e, por fim, a balança comercial do balanço de pagamentos incorpora encomendas postais internacionais.

  • Tipo da série: Série temporal mensal

  • Unidade de medida: Milhões de dólares americanos

  • Tempestividade: Até quatro semanas após o fim do período em referência.

  • Fonte: Banco Central do Brasil - Departamento de Estatísticas

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consultarvalores/consultarValoresSeries.do?method=consultarGraficoPorId&hdOidSeriesSelecionadas=22709
Mantenedor Banco Central do Brasil/Departamento de Estatísticas
Versão 1.0
Modificado em 4 de Janeiro de 2024, 12:20 (BRST)
Criado em 31 de Julho de 2017, 20:03 (BRT)
Categoria VCGE

Política Econômica [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#politica-economica], Sistema Financeiro [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#sistema-financeiro], Informações Estatísticas [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#informacoes-estatisticas]

Início do período 01-01-1995
Periodicidade Mensal

Informações do SGS

Campo Valor
Tipo da série Série temporal mensal
Unidade de medida Milhões de dólares americanos
Código SGS 22709