Investimentos diretos no país - IDP - líquido

Este conjunto de dados está associado ao tema Balanço de Pagamentos - BP6, que possui uma hierarquia de assuntos com vários conjuntos associados.

Um extrato dessa hierarquia está apresentado abaixo. Este conjunto de dados está localizado no último nível desse extrato:

   - Estatísticas do setor externo

      - Balanço de Pagamentos - BPM6

         - Conta financeira

            - Investimento direto

               - Investimentos diretos no país - IDP

Conceito: Investimento direto no país registra os fluxos financeiros de passivos emitidos por residentes brasileiros para credores não residentes, nos quais os agentes institucionais possuem uma relação de controle ou forte poder de influência entre si. Divide-se em dois instrumentos principais: participação no capital e operações intercompanhia. Participação no capital considera as entradas de recursos em moeda ou bens relativos à aquisição/subscrição/aumento total ou parcial do capital social de empresas residentes. As amortizações referem-se ao retorno derivados da alienação total ou parcial do capital social de empresas residentes e dos ganhos de capital relativos a essa alienação. Esta subconta é dividida em participação no capital, exceto lucros reinvestidos e lucros reinvestidos. Operações intercompanhia compreende os empréstimos concedidos pelas matrizes, sediadas no país, a suas subsidiárias ou filiais estabelecidas no exterior. Registra, também, a concessão de créditos pelas subsidiárias ou filiais no exterior a suas matrizes no Brasil (investimento) e entre empresas que possuem uma mesma empresa matriz e que possuem entre si uma participação menor que 10% do capital social (empresas irmãs). São considerados os empréstimos diretos e a colocação de títulos, sem distinção de prazo. Os empréstimos efetuados entre bancos ligados não são considerados empréstimos intercompanhia. As operações intercompanhia são instrumentos de dívida e dividem-se em matrizes no exterior a filiais no Brasil, filiais no exterior a matrizes no Brasil (investimento reverso) e operações entre empresas irmãs.

  • Tipo da série: Série temporal mensal

  • Unidade de medida: Milhões de dólares americanos

  • Tempestividade: Até quatro semanas após o fim do período em referência.

  • Fonte: Banco Central do Brasil - Departamento de Estatísticas

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consultarvalores/consultarValoresSeries.do?method=consultarGraficoPorId&hdOidSeriesSelecionadas=22885
Mantenedor Banco Central do Brasil/Departamento de Estatísticas
Versão 1.0
Modificado em 4 de Janeiro de 2024, 15:21 (BRST)
Criado em 31 de Julho de 2017, 20:03 (BRT)
Categoria VCGE

Política Econômica [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#politica-economica], Sistema Financeiro [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#sistema-financeiro], Informações Estatísticas [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#informacoes-estatisticas]

Início do período 01-01-1995
Periodicidade Mensal

Informações do SGS

Campo Valor
Tipo da série Série temporal mensal
Unidade de medida Milhões de dólares americanos
Código SGS 22885