Investimentos em carteira - ativos - líquido

Este conjunto de dados está associado ao tema Balanço de Pagamentos - BP6, que possui uma hierarquia de assuntos com vários conjuntos associados.

Um extrato dessa hierarquia está apresentado abaixo. Este conjunto de dados está localizado no último nível desse extrato:

   - Estatísticas do setor externo

      - Balanço de Pagamentos - BPM6

         - Conta financeira

            - Investimentos em carteira

               - Ativos

Conceito: Investimentos em carteira é dividido em ativos e passivos. Investimento em carteira ativos são definidos como transações e posições realizadas através de títulos de dívida ou de capital, distintos dos incluídos em investimento direto ou ativos de reserva. São registrados fluxos constituídos pela emissão de títulos de crédito comumente negociados em mercados secundários. Divide-se em dois instrumentos principais: ações e cotas em fundos e título de renda fixa. Ações e cotas em fundos compreendem todos os instrumentos e registros que reconhecem, uma vez liquidados todos os direitos dos credores, os direitos frente ao valor residual da empresa. Os títulos de participação no capital englobam as ações negociadas ou não em bolsa e outros tipos de participação no capital. Títulos de renda fixa são os instrumentos de dívida exigem pagamento de juros e/ou principal em algum momento futuro. Os instrumentos de dívida que sensibilizam essa conta são aqueles que podem ser negociados em mercados secundários. Os papéis com prazo de vencimento original inferior a um ano são considerados de curto prazo, e os com vencimento original superior a esse prazo, de longo prazo. Investimento em carteira passivos são definidos como as transações e posições realizadas através de títulos de dívida ou de capital, distintos dos incluídos em investimento direto. São registrados fluxos constituídos pela emissão de títulos de crédito comumente negociados em mercados secundários de papéis. Divide-se em dois instrumentos principais: ações e cotas em fundos e título de renda fixa. Ações e cotas em fundos compreendem todos os instrumentos e registros que reconhecem, uma vez liquidados todos os direitos dos credores, os direitos frente ao valor residual da empresa. Os títulos de participação no capital englobam as ações negociadas ou não em bolsa e outros tipos de participação no capital. Títulos de renda fixa são os instrumentos de dívida são os que exigem o pagamento de juros e/ou principal em algum momento futuro. Os instrumentos de dívida que sensibilizam essa conta são aqueles que podem ser negociados em mercados secundários. Os papéis com prazo de vencimento original inferior a um ano são considerados de curto prazo e os com vencimento original superior a esse prazo, de longo prazo.

  • Tipo da série: Série temporal mensal

  • Unidade de medida: Milhões de dólares americanos

  • Tempestividade: Até quatro semanas após o fim do período em referência.

  • Fonte: Banco Central do Brasil - Departamento de Estatísticas

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consultarvalores/consultarValoresSeries.do?method=consultarGraficoPorId&hdOidSeriesSelecionadas=22906
Mantenedor Banco Central do Brasil/Departamento de Estatísticas
Versão 1.0
Modificado em 4 de Janeiro de 2024, 15:25 (BRST)
Criado em 31 de Julho de 2017, 20:03 (BRT)
Categoria VCGE

Política Econômica [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#politica-economica], Sistema Financeiro [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#sistema-financeiro], Informações Estatísticas [http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#informacoes-estatisticas]

Início do período 01-01-1995
Periodicidade Mensal

Informações do SGS

Campo Valor
Tipo da série Série temporal mensal
Unidade de medida Milhões de dólares americanos
Código SGS 22906