Documentos do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic.

As reuniões normalmente ocorrem em dois dias seguidos e o calendário de reuniões de um determinado ano é divulgado até o mês de junho do ano anterior.

A reunião do Copom segue um processo que procura embasar da melhor forma possível a sua decisão. Os membros do Copom assistem a apresentações técnicas do corpo funcional do BC, que tratam da evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial, das condições de liquidez e do comportamento dos mercados. Assim, o Comitê utiliza um amplo conjunto de informações para embasar sua decisão. Depois, a reunião é reservada para a discussão da decisão entre os membros. A decisão é tomada com base na avaliação do cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados. Todos os membros do Copom presentes na reunião votam e seus votos são divulgados. As decisões do Copom são tomadas visando com que a inflação medida pelo IPCA situe-se em linha com a meta definida pelo CMN.

A decisão do Copom é divulgada no mesmo dia da decisão por meio de Comunicado na internet. As Atas das reuniões do Copom são publicadas no prazo de até quatro dias úteis após a data da realização das reuniões. Normalmente, as reuniões do Copom ocorrem em terças e quartas-feiras e a ata é divulgada na terça-feira da semana seguinte, às 8:00. Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

A taxa de juros Selic é a referência para os demais juros da economia. Trata-se da taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

Para que a política monetária atinja seus objetivos de maneira eficiente, o Banco Central precisa se comunicar de forma clara e transparente. Além do comunicado e da ata da reunião, o Banco Central publica, a cada trimestre, o Relatório de Inflação, que analisa a evolução recente e as perspectivas da economia, com ênfase nas perspectivas para a inflação.

Sobre os dados

  • as atas estão disponíveis a partir da 21ª Reunião do Copom, em janeiro de 1998, e os comunicados estão disponíveis a partir da 46ª reunião;
  • atualmente, o conteúdo das atas é disponibilizado em formato texto, com tags html, e em formato PDF. As atas das reuniões 200 a 231 foram disponibilizadas somente em PDF, já as anteriores a estas somente em formato texto, com tags html;

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www.bcb.gov.br/publicacoes/atascopom/cronologicos
Mantenedor Banco Central do Brasil / Departamento de Estudos e Pesquisas
Modificado em 23 de Janeiro de 2024, 16:01 (BRST)
Criado em 23 de Janeiro de 2024, 15:59 (BRST)
Categoria VCGE

Economia e Finanças[http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#economia-financas]

Início do período Jan 1998
Periodicidade 45 dias