Relatórios de inflação publicados

Em 1999, com a publicação do Decreto nº 3.088, de 21 de junho, foi implementado o regime de metas para a inflação.

Nesse regime, como forma de prestação de contas, há determinação de que o Banco Central do Brasil deve divulgar, até o último dia de cada trimestre civil, relatório de inflação abordando o desempenho do regime de metas para a inflação, os resultados das decisões passadas de política monetária e a avaliação prospectiva da inflação.

Dessa forma, o Relatório de Inflação apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), considerações acerca da evolução recente do cenário econômico e projeções para a inflação. As projeções são apresentadas em cenários com condicionantes para algumas variáveis econômicas. O Copom utiliza um conjunto amplo de modelos e cenários para orientar suas decisões de política monetária. Ao expor alguns desses cenários, o Copom procura dar maior transparência às decisões de política monetária, contribuindo para sua eficácia no controle da inflação, que é seu objetivo precípuo.

Sobre o conteúdo disponibilizado:

Esta API lista os relatórios de inflação já publicados e os respectivos metadados.

O relatório é divulgado trimestralmente e é distribuído como um documento PDF, referenciado no recurso 'Relatórios de inflação', e separado em arquivos parciais, acessíveis no recurso 'Arquivos integrantes dos relatórios de inflação'. Além disso, o recurso 'Calendário de divulgação' disponibiliza as datas já agendadas para a divulgação dos próximos relatórios.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www.bcb.gov.br/publicacoes/ri
Autor Banco Central do Brasil/Diretoria de Política Econômica
Modificado em 27 de Outubro de 2022, 19:55 (BRST)
Criado em 19 de Fevereiro de 2022, 16:31 (BRST)
Categoria VCGE

Política econômica[http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#politica-economica]

Início do período Junho de 1999
Periodicidade Trimestral
Id Base de dados no Catálogo de Informações

1434