Taxas de juros de operações de crédito por instituição financeira – Médias dos últimos 5 dias


Em decorrência da Instrução Normativa nº 563 , de 12 de dezembro de 2024, a atualização das informações relativas aos juros médios praticados pelas instituições financeiras nas operações de crédito do sistema financeiro nacional nos meses de janeiro e fevereiro de 2025 ocorrerá com defasagem superior aos 14 dias úteis habituais, retornando à normalidade para dados a partir de março de 2025. Nesse ínterim, as informações serão disponibilizadas na área abaixo de “Histórico e base de dados” à medida que forem enviadas pelas instituições financeiras, conforme cronograma constante da IN nº 563/2024, a partir de 24 de janeiro de 2025.


As taxas de juros por instituição financeira apresentadas nesse conjunto de tabelas representam médias aritméticas das taxas de juros pactuadas nas operações realizadas nos cinco dias úteis referidos em cada publicação, ponderadas pelos respectivos valores contratados.

Essas taxas de juros representam o custo efetivo médio das operações de crédito para os clientes, composto pelas taxas de juros efetivamente praticadas pelas instituições financeiras em suas operações de crédito, acrescidas dos encargos fiscais e operacionais incidentes sobre as operações.

As taxas de juros apresentadas correspondem à média das taxas praticadas nas diversas operações realizadas pelas instituições financeiras em cada modalidade de crédito. Em uma mesma modalidade, as taxas de juros diferem entre clientes de uma mesma instituição financeira e variam de acordo com diversos fatores de risco envolvidos nas operações, tais como o valor e a qualidade das garantias apresentadas na contratação do crédito, o valor do pagamento dado como entrada da operação, o histórico e a situação cadastral de cada cliente, o prazo da operação, entre outros.

Eventualmente algumas instituições financeiras não aparecem relacionadas nas tabelas em razão de não terem realizado operações de crédito nas respectivas modalidades nos períodos referidos ou por não terem prestado as informações requeridas pelo Banco Central do Brasil no prazo previsto pela legislação em vigor.

A partir de abril de 2017, as taxas médias das operações de cartão de crédito rotativo passaram a ser publicadas de forma desagregada nas modalidades cartão de crédito rotativo regular - que compreende os financiamentos dos saldos remanescentes das faturas de cartão de crédito nos quais os clientes efetuam o pagamento mínimo requerido pela legislação em vigor - e cartão de crédito não regular , que compreende os financiamentos dos saldos remanescentes das faturas de cartão de crédito nos quais os clientes não efetuam o pagamento mínimo, sendo considerados em atraso.

O Banco Central do Brasil não assume nenhuma responsabilidade por defasagem, erro ou outra deficiência em informações prestadas para fins de apuração das taxas médias apresentadas nesse conjunto de tabelas, cujas fontes sejam externas a esta instituição, bem como por quaisquer perdas ou danos decorrentes de seu uso.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte

https://www.bcb.gov.br/estatisticas/txjuros/

Versão 2.0
Autor Banco Central do Brasil / Departamento de Estatísticas
Id Base de dados no catálogo de informações 729
Categoria VCGE

Economia[http://vocab.e.gov.br/2011/03/vcge#economia]

Última Atualização janeiro 17, 2025, 18:18 (BRT)
Criado agosto 17, 2017, 19:22 (BRT)